Cantores Arabes

DANNA HALABI
Dana Halabi é uma das mais jovens cantoras de sucesso no Oriente Médio. Nascida em 18 de Janeiro de 1987, é natural do Kuwait e se mudou para Trípoli no Líbano ainda na infância.

Sua carreira começou cedo: aos 14 anos começou a trabalhar como modelo, estampando sua beleza em diversas revistas libanesas e de todo mundo árabe, sempre com bastante sensualidade. Nos anos seguintes, passou a participar de concursos de beleza, ganhando em 2003 o título de Miss Olhos Mágicos e em 2004 o de Miss Dança Oriental.

Aos 19 anos, Dana decidiu ingressar na carreira musical, como tantas outras modelos libanesas. Seu primeiro single foi Bos Alaya (tradução já postada aqui: Olhe para mim), o qual iniciou sua fama como uma cantora bastante "moderna" pros padrões do Oriente Médio. Por mais que em seus clipes Dana explore o máximo possível a imagem de sex symbol, ela é bem esquentadinha quando alguém tenta mexer com ela, como podemos conferir no vídeo abaixo (Mesmo pra quem não entende árabe, lá no minuto 5:30 dá para ter uma ideia que ela não tolera esse tipo de coisa - o cara diz que fica beijando as fotos dela e ela joga água na cara dele... Bem, também o vídeo é uma "pegadinha" e ela já tava bem irritada!).

Após lançar seu primeiro single em 2005, Dana lançou seu primeiro álbum em 2007: Enta Meen (Quem é você), oficialmente se lançando como cantora no Líbano. Desde então ela tem feito muito sucesso, especialmente na internet com os "ocidentais", com seus videoclipes provocantes e sua beleza deslumbrante.


HAIFA WEHBE
Haifa Wehbe sem dúvida é uma cantora polêmica. Com 33 anos, ela possui uma beleza marcante, sensual, que encanta homens de todo o mundo, e choca a comunidade conservadora árabe!

Haifa nasceu em Mahrouna, no Líbano, em 11 de Março de 1976, e bem cedo iniciou sua carreira artística como modelo. Aos 16 anos ela ganhou o concurso de miss do Sul do Líbano, e em 1995 chegou a ser finalista no concurso de Miss Líbano, mas foi desclassificada ao saberem que ela já era casada. De pai libanês e mãe egípcia, Haifa provém de uma família muçulmana xiita, e bem cedo, seguindo as tradições, se casou com um homem da mesma religião. O casamento não deu certo, e na separação ela perdeu a guarda - e qualquer contato - com sua única filha, Zeinab Zaza, pois segundo as leis libanesas, em caso de divórcio, a guarda dos filhos compete ao pai, e na ausência deste, ao Governo.

Em 1996, Haifa deslanchou na sua carreira como modelo, aparecendo em diversas revistas. Em 2002 ela decidiu mudar de ramo e lançou seu primeiro álbum, Houwa El Zaman (Já é tempo), que se tornou um sucesso de vendas, alavancado pelo hit Aqoul Ahwak (Eu digo te amo). Em 2005, ela lançou seu segundo álbum, Badi Aesh (Quero acreditar), atingindo um sucesso estrondoso com as músicas Ya Hayati Albi (Minha vida do meu coração) e Ana Haifa (Eu sou a Haifa). Seu sucesso só se manteve com os hits seguintes, como Wa-wa (dodói), este carregado de sensualidade e duplo sentido.

Haifa ganhou diversos prêmios por sua atuação como cantora, e também é garota propaganda da Pepsi no Líbano. Além disso, ela também está entre as mulheres mais desejadas do mundo árabe (num ranking feito pela mídia local) e a mulher mais bem vestida de Bahrain. Ela também já atuou como atriz no filme Dokan Shahata (Loja Shahata?), lançado agora em Maio de 2009 (esse filme parece uma mistura daqueles filmes brasileiros da década de 80 com os da Fifi Abdo, louco!), e participou do reality show Al Wadi (A Fazenda).

Haifa faz muito sucesso não só por sua beleza, mas principalmente pela sua sensualidade, se apresentando de forma provocante, com vestidos curtos, decotados, justos, muito diferentes dos padrões muçulmanos. No Oriente Médio ela possui muitos perseguidores, que a acusam de ser "prostituta de luxo", com calúnias diversas (entre elas a de que teria feito um filme pornográfico para conseguir dinheiro e reobter a guarda da filha). Daqui do Brasil não dá para saber com precisão até que ponto esses boatos atingem a imagem de Haifa, pois é inegável o sucesso dela por aqui e pelo mundo.



                                  Elissar Zakaria Khoury
Elissar Zakaria Khoury (em árabe: إليسار زكريا خوري) (nascido em 27 de outubro de 1971 , em Deir el Ahmar, Líbano), conhecida como Elissa (em árabe: إليسا) é uma cantora libanêsa ganhadora de vários prêmios internacionais. Ela é uma das cantoras mais conhecidas no mundo árabe e é considerada um dos melhores artistas em venda no Oriente Médio.
Famosa por seu estilo passional de música vocal e capacidades únicas, Elissa é muitas vezes referida como a "Rainha do Romance" e "Rainha dos sentimentos" . Elissa foi o primeiro músico libanês a ganhar o World Music Award em 2005 e 2006 por melhor venda de álbuns no Oriente Médio.


                                        Nancy Ajram

                            



Nancy Ajram nasceu 16 de maio de 1983 em Ashrafieh (Beirute). Apaixonada por a canção, ele mostra a partir de sua infância e um certo talento dá os seus primeiros passos para o público com a idade de oito anos. Posteriormente, ela participou de concursos para a televisão cantando e apontam para o público tanto pela sua graça que a sua beleza ou a sua voz. Com o seu primeiro álbum pop-Leste, "Muhtagalak" lançado em 2001, Nancy Ajram torna-se uma superstar em sua pátria e Egito. Desde que foi sucesso e foi eleito por duas vezes como melhor cantor árabe. Seu mais recente álbum "Ya Tabtab Wa Dallaa" (2006) continua em linha refrescante precedente e terá o seu deleite dos fãs



.